Sabe uma coisa que sempre me chamou a atenção nas entrevistas dos telejornais, com pessoas anônimas? As legendas identificando estas pessoas.
Normalmente aparece na tela o nome do cidadão e sua profissão, já notaram?
Tipo, João de Souza, carpinteiro.
É como se isso definisse a pessoa.
Mas, sempre fiquei pensando em quantas vezes o cidadão falou a verdade e em quantas vezes ele inventou na hora o que seria sua profissão.
Afinal, nunca fui entrevistado mas, creio que nenhum repórter pede ao cidadão na rua sua carteira de trabalho para confirmar tal informação.
Diante disto, pensei em algumas situações onde, não seria possível e nem interessante para o entrevistado revelar sua real situação profissional.
1 – Assaltante – imaginem que inusitado um telejornal exibir uma entrevista sobre qualquer assunto e a legenda indicar:
Marcos Silva – Intermediário de Bens Alheios;
2 – Agiota – tem gente que, a partir de uma grana que ganhou, não importa como, se sustenta de empréstimos feitos com altas taxas de juros, para pessoas desesperadas a procura de um dinheiro rápido. Neste caso, poderíamos ler a seguinte legenda:
Joaquim Messias – Bancário de Situações Excepcionais e Eliminador de Inadimplentes;
4 – Gigolô – tem aquele cidadão que vive encostado nos ganhos da mulher ou dos pais e não bate um prego numa barra de sabão. A legenda?
Carlos Henrique – Jogador de Vídeo Game e Administrador de Bens Alheios;
5 – Maconheiro – o sujeito que passa sua vida consumindo e/ou negociando este tipo de erva, não é algo tão difícil de se encontrar hoje em dia. Então, teríamos a provável e seguinte legenda:
Enzo Palhares – Apreciador e Revendedor de Ervas Finas;
6 – Chefe de Tráfico – o cara dificilmente vai aparecer para ser entrevistado na rua, por motivos óbvios mas, como tudo aqui é hipotético, segue a legenda:
Cauê Marcondes – Negociante de Produtos Alucinógenos;
7 – Golpista de Internet – aquele povo que vive ligando, passando e-mails ou enviando SMS para tentar tirar dinheiro de pessoas mais desavisadas. A legenda?
Gabriel Lopes – Operador de Telemarketing de Produtos Milagrosos;
8 – Motorista de Sequestro Relâmpago – é aquele sujeito que dirige o veículo que os meliantes usam para transportar as pobres vítimas destas ações. Segue então a provável legenda:
Jonas Pedro – Transportador de Passageiros em Condições Extraordinárias;
Acho que, se pensarmos mais um pouquinho, daria para estender esta lista para muitos outros itens mas, prefiro encerrar com uma história real ocorrida aqui na Bahia, terra onde nasci e ainda hoje resido:
Estava uma repórter fazendo, ao vivo, um quadro com o objetivo de encontrar pessoas desaparecidas quando, uma mulher relatou o desaparecimento de seu querido marido.
Como de praxe, foi perguntado a quantidade de dias desaparecido, nome, idade e profissão e a tudo a mulher respondia com exatidão.
O inusitado foi na hora de dizer a profissão.
- De que ele trabalha? – perguntou a repórter.
- Ah, ele prática pequenos assaltos...
E corta para a cara surpresa e sem graça da repórter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário