quarta-feira, 12 de outubro de 2022

O Cartão


Eram quatorze horas do dia sete de março, quando o telefone tocou. 
Atendi com toda má vontade do mundo e mais um pouquinho que eu trouxe lá de Marte. 
- Boa tarde – disse uma mulher fonhosa, do outro lado da linha – falo com o senhor Raudinei Pereira Capimsanto?
- Quem quer saber? – perguntei desconfiado. 
- Estou ligando para falar sobre um cancelamento...
Ah, meu sangue ferveu na hora!
Não ando muito metido em polêmicas e, por Isso mesmo, não aceito ser cancelado! Um absurdo! Nem esperei a criatura terminar e já fui “soltando os cachorros”:
- E quem foi o sacripanta que me cancelou?
- Então, senhor...
- Já sei – interrompi – foi o safado do Beto Blogueiro, não foi? Aquele invejoso não se conforma porque tenho mais seguidores no Instagram que ele! Eu tenho culpa de ter esse corpinho gostoso e o tribufu ter aquela barriga de baleia grávida?
- Senhor...
- Foi ele, não foi? Ou teria sido a Maria Messengera? Aquela mocreia que vive postando fofocas no Facebook e ficou com raiva quando compartilhei uma foto dela, quando criança, com os cabelos em pé e a cara toda melada de leite em pó. Quer dizer, ela pode falar dos outros...
- Não foi nada disso, senhor...
- Então foi o Zelito Zapeiro! Esse tem raiva de mim desde que o expulsei do grupo do condomínio. O safado só porque era síndico, ficava me cobrando os atrasados no grupo! Excluí ele porque, naquele grupo, o síndico sou eu!
- Senhor, na verdade nem sei quem são estas pessoas...
- Se você não sabe, então quem quer me cancelar é a Fátima Fake! Outra invejosa que ficou “de bico” desde que comecei a desmentir todas as notícias falsas que ela espalhava, incluindo aí, as fotos forjadas de minha esposa, a Candinha Cândida, aos beijos com o Fernando Fura-Olho. Uma montagem tosca, feita apenas para denegrir minha imagem e a de minha adorada, casta e fiel companheira. 
- Que babado! Digo, não senhor. Seu cancelamento não tem nada a ver com essas coisas...
- Pode parar! Nem fale mais nada! Já sei: isso é coisa do Tonho Twitter! Tenho certeza! Aquele vagabundo invejoso tem despeito desde que tive mais votos que ele na eleição para vereador. Eu tive trinta votos e ele, vinte e oito. E tenho certeza que os dele foram comprados!
- Senhor, se deixar eu falar...
- Nem perca seu tempo! Se não foi nenhum desses, só pode ter sido a Lídia LinkedIn! É claro! Quando eu trabalhava no RH do Mercado Manoel, recusei um currículo que ela botou na rede. Nem reconheci ela na época: uma foto medonha...
- Senhor, por favor, seu cancelamento não tem nada a ver com suas redes sociais. O problema foi...
- O problema então são meus vizinhos! Deixe eu adivinhar: foram o Pablo Paredão e a Barbara Balada, né? Semana passada denunciei uma festa deles. Isso sim que é injusto! Eles fazem festa na pandemia e eu sou cancelado? Vou já postar em todas as redes esse absurdo!
- Se o senhor permitir, estarei passando o motivo do seu cancelamento, que não é nenhum desses que falou...
- Então só pode ser uma campanha difamatória orquestrada por minha ex-mulher que não se conforma porque não dou bola para os dois anos, onze meses e vinte e quatro dias que ela está se relacionando com Magno Magnata. Como se eu ligasse! Um traste que se acha só porque é rico, tem casa na praia e um carrão zero... Bela porcaria que qualquer um pode conseguir com muito trabalho e sorte. É uma despeitada que quer me cancelar porque não consegue viver sem chamar minha atenção.
- Senhor, por favor, me deixe falar!
- E eu estou te impedindo de falar, por acaso? Mas veja só! 
- Como eu dizia, o motivo do cancelamento...
- É o Cicinho Ciumento! É óbvio! Aquilo tem um medo de perder a namorada pra mim! Também pudera, sou muito mais bonito!
- Não, senhor – falou, já impaciente a mulher do telefone – não tem nada a ver com isso de ciúmes. Seu cancelamento é por causa...
- Da Peixaria do Praxedes! Ele deve estar chateado porque ainda não paguei o bacalhau da Semana Santa! Mas eu falei para aquele português safado que eu pagava no fim do mês, mas não disse que era no final daquele mês. Venhamos e convenhamos, todo mês tem um final...
- Senhor, se não me deixar falar, serei obrigada a desligar e não lhe repassar a informação!
O tom de irritação daquela mulher me irritou. 
Que audácia! Me liga, não fala logo o que quer, fica nesse rodeio de cancelamento sem dizer o motivo e ainda se acha no direito de se irritar!
- Pois agora quem vai ser cancelado são vocês! Me digam o nome dessa espelunca que vou cancelar vocês nas redes sociais, no reclame aqui e na defesa do consumidor! Diga o nome da empresa, se você for homem!
- Eu sou uma mulher, senhor. 
- Quer saber? Mulher ou homem, eu não sou obrigado a aturar isso! Se não queria dizer quem quer me cancelar, que não me ligasse!
E desliguei o telefone. 
Porque eu sou desses e comigo é assim: procurou graça, parto logo pra ignorância! Onde já se viu um absurdo desses?
Não que me importasse mas, fiquei os cinco minutos seguintes pensando em quem iria querer me cancelar. Esse negócio de cancelamento acaba com a reputação e com o prestígio nas redes sociais de quem foi cancelado. E, como não fui cancelado no Big Brother, não vai ter série sobre mim e ficarei completamente esquecido. 
Que triste fim! E sem nem saber quem me cancelou e nem o porque. 
Tirei uma selfie quando as lágrimas começaram a descer pelo meu rosto, fiz um textão pedindo a meus seguidores que não me cancelassem pois, obviamente, era tudo intriga dos invejosos e, já estava prestes a postar quando, recebi um SMS. 
Demorei um pouco a lembrar o que era aquilo, confesso. 
Primeiro achei que era alguma rede social nova, depois achei que era email e, só então lembrei que esse troço ainda existia. 
Sentei e fiquei mexendo no celular por vinte minutos até relembrar como fazia para ler aquele troço e, quando consegui, vi que lá estava escrito:
“Caro senhor, Raudinei
A empresa Deus Te Ajude Seguradora, vem informar que sua apólice está sendo cancelada por falta de pagamento nos últimos três meses. Caso tenha pago, favor desconsiderar este aviso”. 
Fiquei revoltado! Me fazer perder tempo lendo uma mensagem, a qual teria que responder se eu tivesse pago esses meses que estavam me cobrando, sendo que podiam simplesmente ter me telefonado!
Pois isso não vai ficar assim!
Já comecei uma campanha em todas as redes sociais para cancelar essa empresa sem-vergonha!
Porque sou desses: se me incomodar, eu cancelo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Felicitações

A primeira mensagem chegou antes das sete da manhã.  - Felicidades, minha amiga! Que dure para sempre! Como a Almerinda sempre foi meio desc...