quarta-feira, 12 de outubro de 2022

O Concurso de Lorota


E hoje completa um ano que conto causos aqui na Página!
E, preciso admitir, contador de causos não passa de um mentiroso. 
Um mentiroso do bem mas, apenas um mentiroso. 
Então, tem um ano que estou aqui contando mentiras, que juro serem verdadeiras e vocês, ao invés de me repreenderem, ficam rindo e comentando sobre as minhas lorotas. 
E, para comemorar esta data, vou relatar algo que não vi com meus próprios olhos mas, juro pela felicidade dos políticos de nosso país, que aconteceu exatamente da forma que irei contar. 
Existe uma cidade chamada Lorotopolis, lá no sertão do Rio Grande do Sul que, segundo o Guinnes Book, é onde se localizam os maiores mentirosos do país, do continente, do mundo e de todo o universo. 
De lá saíram as mentes mais criativas que a humanidade já produziu. 
Um dia o prefeito, que não foi eleito por dizer a verdade, resolveu comemorar o feriado mais importante da cidade, o primeiro de abril, oferecendo um prêmio de um milhão de dólares suíços para quem contasse a maior das lorotas que a cidade poderia produzir. 
Após uma acirrada eliminatória que envolveu todos os três trilhões de habitantes da cidade, restaram quatro finalistas, que aqui estarei listando neste exato momento: o vereador Valcir Vacilão, o playboy Moacir Moleza, o jogador de futebol Pedro Pereba, o cantor Afrânio Afinado e a socialite Frida Frescura. 
Como? Contou cinco e eu disse que eram quatro? É que eu minto um pouquinho também, sabe?
Pontualmente à meia noite e um segundo do dia primeiro de abril, com transmissão ao vivo de todas as principais emissoras de tv do planeta, começou a grande final do milionário concurso. 
- Não sei porque estou aqui já que sempre fui um político íntegro e honesto – começou o vereador Valcir Vacilão. 
- Bravo! Bravo! Já ganhou! – gritou a população. 
- Mas eu ainda nem comecei a contar a lorota – defendeu-se o honesto e íntegro ícone da política local. 
Mas percebendo que nada que contasse a partir dali superaria estas suas primeiras palavras, o vereador resolveu deixar aquilo como sua participação na grande final do concurso. 
- Como todos aqui sabem – começou Moacir Moleza – na condição de playboy mais playboy dos playboys, sempre fui amante dos esportes radicais e, sendo assim, pratico paraquedismo desde os três meses de idade quando, pulei do berço e usei a fralda como paraquedas. 
Sob palmas e gritos de incentivo, continuou:
- Mas ano passado, saltei lá da estação espacial que fica perto da lua e quando estava a dez quilômetros do chão, próximo ao Japão, fui pego por um furacão que fez com que pousasse vinte e quatro horas depois no mesmo lugar, após dar uma volta completa no planeta. 
O próximo concorrente, Pedro Pereba, subiu ao palco fazendo embaixadinhas com uma bola e, sem deixá-la cair, começou:
- Eu, na condição de orgulho esportivo desta cidade, já fui convidado para jogar em todas as cidades deste planeta. Um dia, jogando uma partida lá pelas bandas européias, meu time empatava com uma seleção dos maiores craques de lá quando, aos quarenta e sete do segundo tempo, sofri uma falta no círculo do meio campo. Como eu sabia que o tempo estava para acabar, resolvi ignorar a distância e chutar dali mesmo direto para o gol. Tomei pouca distância, corri para a bola e chutei com toda minha força. A redonda atravessou o campo e bateu no travessão. Mas tamanha foi a força que ela voltou, bateu na trave atrás de mim, tornou a atravessar o campo, bateu novamente na trave do adversário, mais uma vez viajou e bateu na trave de meu time, atravessou uma última vez o campo e entrou no gol deles com tanta força que chegou a furar a rede. 
Aos gritos de gênio e mito, Pedro saiu do palco. 
Aí foi a vez de Afrânio Afinado. 
- Certa vez, fiz uma turnê tão concorrida que, tive que transferir o show do Maracanã para uma ilha no Pacífico pois, o estádio não caberia todo meu público. No meio de uma música, resolvi soltar a voz e dei um agudo tão grave que, tive que responder a um processo por ter quebrado todos os cristais de uma loja localizada do outro lado do planeta, na Inglaterra. Fora isso, eu soube que o som de minha voz fez badalar todos os sinos da Catedral de Notre Dame. 
Sob o delírio de milhões de pessoas, Afrânio Afinado saiu certo de sua vitória, apesar de jurar não estar contando nenhuma mentira. 
Para finalizar, chegou a vez de Frida Frescura. 
- Certa vez promovi uma festa tão concorrida que, a Rainha da Inglaterra quase não compareceu porque não tinha traje adequado para a ocasião. 
Dizem que, uma pequena república, o rei foi deposto porque a população não o considerou chique o bastante para representá-los em minha pequena recepção e que, uma guerra começou nos países vizinhos porque os governantes confundiram minha queima de fogos com tiros de canhão. 
Com a população em êxtase, os jurados se reuniram para eleger quem era o maior mentiroso e feliz ganhador do milionário prêmio. 
Após vinte e duas horas de acalorado debate, finalmente um vencedor foi escolhido e seu nome escrito num papel, colocado dentro de um envelope e entregue ao prefeito. 
Este leu e, fazendo um grande suspense, finalmente falou:
- O júri decidiu por uma história vencedora mas, lamento dizer que, a decisão deles não será validada. 
Entre gritos de marmelada, absurdo, Lula ladrão e Bolsonaro genocida, o prefeito finalmente conseguiu terminar a frase:
- Não será validada a decisão dos jurados porque a história que eles escolheram não foi a maior mentira e sim, a segunda maior lorota. 
Com todos surpresos, abismados, assustados e com sono, o real resultado foi dado e aceito como verdadeiro. 
A história vencedora e agraciada com o prêmio de maior lorota da história foi a do próprio prefeito que, ao prometer o prêmio em dinheiro mentiu, porque além de nunca ter tido esta quantia para pagar, mesmo que tivesse não a pagaria, enganando assim, toda a população do planeta. 
Ou vocês acharam que alguma outra classe conseguiria vencer um político tarimbado, quando o assunto é mentir?
Apesar de que, aqui de mim para mim mesmo, acho que quem merecia esse prêmio era eu que, consegui fazer você ficar esse tempo todo aqui lendo essas lorotas e ainda rir no final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Felicitações

A primeira mensagem chegou antes das sete da manhã.  - Felicidades, minha amiga! Que dure para sempre! Como a Almerinda sempre foi meio desc...