sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Quem Nasce...



Se tem uma coisa que nunca entendi, e a preguiça não me deixou pesquisar, é porque quem nasce em Salvador é Soteropolitano. 
O que tem uma palavra a ver com a outra?
Quem nasce em Salvador não deveria ser Salvadorenho, Salvadorense ou alguma coisa tipo isso?
Eu, por exemplo, sou de Lauro de Freitas e dizem que sou Laurofreitense. 
Durante um tempo achei que eu era Freteiro mas, para o bem do meu casamento, esse nome não condiz com minha municipalidade. 
Dito isto, a curiosidade falou mais alto que a preguiça, e fui pesquisar sobre esse tipo de coisa que, na verdade, não tem importância nenhuma mas, já que você leu até aqui, creio que fará a gentileza de me acompanhar até o final. 
Veja bem, como eu devo chamar uma pessoa que nasce na cidade de Mascote? Cachorro? Gato? Mascotense? Mascotiano?
E em Varginha? ET? Varginaldo?
Tenho uma amiga que nasceu em Tracupá. Agora eu pergunto: como se chama um cidadão que nasceu neste lugar? Tracupense? Tracupariano?
Imagine um cidadão que tenha tido a triste sina de ser gordinho e nascer na promissora localidade de Anta Gorda...
Um eletricista natural de Ampere, deve ser um choque (eita!) para quem nem imagina que tal cidade exista. E quem nasce em Ampére é um ampereiro, uma amperagem ou uma voltagem?
Se não entendeu essa, faça igual a mim e estude eletricidade. 
Em Minas Gerais tem uma cidade chamada Passa Tempo. Fui pesquisar se era o local onde foram criadas as palavras cruzadas ou se era sede daquela famosa marca de biscoitos mas, a origem do nome foi decepcionante. 
Inclusive, não vou contar. Se você quiser saber, perca seu tempo pesquisando e se decepcione igual a mim. 
Continuando a minha pesquisa inútil e sem sentido, encontrei a cidade de Arroio dos Ratos, no Rio Grande do Sul. Essa nem preciso pesquisar porque tenho certeza, sem a menor sombra de dúvidas que, nascido lá ou é ratazana ou ratoeira. Não pode ser outra coisa, concordam?
E eis que minha sagaz busca pela internet, me deparo com  a cidade pernambucana de Solidão. 
Me veio lágrimas nos olhos. Achei tão triste e poético. 
Quem nasce em solidão deve ser poeta ou cantor sertanejo, pensei. 
Descobri que, na verdade, o cidadão de Solidão é um solidanense. 
Mas, para o bem da licença poética, prefiro pensar que quem nasce em Solidão é um poeta romântico e deprimido. 
Gostei mesmo de Ponto Chique, em Minas Gerais. 
Lá deve ser a Paris brasileira. Deve ser habitada por pessoas de alta classe, bem vestidas, cheias de dinheiro e elitizadas. 
Apesar de que, pensando bem, Ponto Chique parece nome de loja de doze reais. Confesso que fiquei confuso agora. 
Cidade legal mesmo deve ser Passa e Fica, no Rio Grande do Norte. 
Porque uma cidade com esse nome, ou é muito boa ou muito pretensiosa!
Se a Terra fosse plana, creio que Passa e Fica ficaria (epa!) lá na borda porque, como você não teria mais onde ir, acabaria ficando por lá mesmo. 
Continuando minha viagem virtual, voltei a terra do pão de queijo e do “uai” e fui parar em Fruta de Leite. 
Lembrei de minha saudosa avó e torci para essa fruta não ser manga. 
Mas depois cheguei a conclusão de que, se fosse manga, não teria mais ninguém vivo na cidade, uai. 
Aliás, quem nasce em Fruta de Leite seria suco?
Na Paraíba, encontrei a Baia da Traição. Correndo o risco dessa Crônica chegar lá e eu ter que responder a um processo, esse nome me faz desconfiar que quem ali nasceu deve ser chamado de chifrudo ou algo mais descontraído como cabeça de guidão ou cornuario. 
Já me cansando deste assunto, encontrei uma última pérola, lá no Rio Grande do Norte: a cidade de Venha Ver. 
Essa eu tive que parar para refletir. 
Venha Ver é uma cidade repleta de fofoqueiros? O que teria de tão interessante para ser visto lá? O que acontece se alguém nascer cego nesta cidade? 
Talvez um dia eu vá ver o que tem para ver em Venha Ver e conte para vocês. Mas, se antes disso, alguém for ver o que tem para ver em Venha Ver, não espere que eu vá ver e me conte. Só assim eu saberei se quero ir ver o que tem para ver em Venha Ver. 
Uma última dúvida: quem nasce em Venha Ver é Venha Verense ou é tão pura e simplesmente um curioso?
Não sei nenhuma destas respostas e geografia nunca foi meu forte mas, vou terminar passando para vocês uma dúvida que tenho desde que era uma pequena criança Lauro Freteira (ou Freitense): porque o Japão é a terra do sol nascente se é aqui no Brasil que está o Belo Horizonte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Felicitações

A primeira mensagem chegou antes das sete da manhã.  - Felicidades, minha amiga! Que dure para sempre! Como a Almerinda sempre foi meio desc...