quarta-feira, 12 de outubro de 2022

A Aula

- Boa tarde, classe – cumprimentou a Professora Cotinha. 
- Boa tarde – respondeu, como que combinado, a classe. 
- Prova oral surpresa hoje. 
- Aaaaaaahhhhh!
- Zezinho, quem foi Tiradentes?
- Foi seu Toinho, pai da Margarida!
- Que disparate é esse, Zezinho?
- O pai da Margarida trabalha em um consultório arrancando os dentes das pessoas. Então o Tiradentes é ele. 
- Eu sei quem foi, professora – gritou Sandrinho. 
- Muito bem, Sandrinho. Então diga, quem foi Tiradentes?
- O Mike Tayson! Com aqueles murros que ele dava, tenho certeza que tirou muito mais dentes do que seu Toinho!
- Erraram os dois – gritou a professora. 
- Então foi o Anderson Silva – opinou Tiquinho. 
Após uma paciente explicação de quem havia sido Tiradentes, Professora Cotinha continuou a avaliação oral. 
- Alguém sabe falar sobre o Guarani?
- Eu sei – berrou Reginho – é o Palmeiras!
- Mas que loucura é essa?
- Eu vi meu pai dizendo semana passada que o Palmeiras é o Guarani da Capital. A senhora quer saber desse ou o do interior?
Israelzinho, palmeirense roxo (ou verde), ofendido rebateu:
- Quando a professora perguntar sobre a Guerra dos Farrapos, eu falo sobre o Corinthians!
E, de repente, a aula virou uma mesa redonda sobre futebol. 
O debate esportivo terminou com Cotinha tirando pontos da nota de todos os comentaristas envolvidos. 
- Evinha, se eu tenho quinze quilos de carne e compro mais oito, o que eu tenho agora?
- Um churrascão – respondeu se intrometendo, Igorzinho. 
- A professora não perguntou a você – respondeu ofendido, Evinha – se intromete e ainda responde errado. 
- Muito bem, Evinha! E qual a resposta certa?
- A senhora tem um problema nas vistas. 
- Que maluquice é essa, Evinha?
- Claro, professora! Meu pai compra cinco quilos e diz que teve que pagar os olhos da cara, imagine a senhora que comprou tudo isso...
Zelando pela própria saúde mental, Cotinha preferiu não comentar e passou para o próximo tema. 
- Manuelina, onde fica o Rio Grande do Norte?
- Em Juazeiro, professora!
- Em Juazeiro?
- Sim! Nem diga que está errado porque vi aqui no livro!
- Onde, em nome de Deus, você viu isso em um livro?
- Aqui ó: o Rio São Francisco, em sua extensão norte passa pela cidade de Juazeiro, na Bahia. 
- E o que isso tem a ver com o que te perguntei, menina desorientada?
- Oxe, não é óbvio? O rio grande que tem aqui no norte é o São Francisco e ele passa em Juazeiro...
- Claro que não é isso, meu Deus!
- Tá errado mesmo, professora – observou Nildinha – o rio grande que tem no norte é o Amazonas! O São Francisco é no nordeste. 
- Mentira sua – respondeu inconformada, Manuelina – meu tio mora no Nordeste e lá nem tem esse rio. 
- Em que lugar do Nordeste seu tio mora? – perguntou Cotinha, já sabendo que iria se arrepender. 
- No Nordeste de Amaralina, professora. 
Professora Cotinha, respirou fundo e seguiu em frente:
- Eunicinha, me diga um animal em extinção. 
- Onça pintada, professora. 
Cotinha chegou a sorrir de satisfação. 
- Muito bem, Eunicinha! Primeira resposta certa que ouvi hoje. E você sabe o que está causando a extinção das onças pintadas?
- O Lockdown. 
- Hã?
- Meu pai que disse. Ele é camelô e falou que, desde que começou o Lockdown, nunca mais viu uma oncinha. 
Cotinha até teve que admitir que, de toda errada a resposta não estava. 
- Cidizinho, se seu pai tem cem reais...
- Tem não, professora. 
- Supondo que ele tenha cem reais e empreste para alguém, com juros de cinquenta por cento, quanto a pessoa pagaria a seu pai?
- Duzentos e cinquenta reais, professora. 
- Que duzentos e cinquenta, menino? Você não conhece matemática?
- Conheço sim, professora! A senhora é que não conhece meu pai...
E o salário, ó...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Felicitações

A primeira mensagem chegou antes das sete da manhã.  - Felicidades, minha amiga! Que dure para sempre! Como a Almerinda sempre foi meio desc...