quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Admirável Século Novo


Ah, o século vinte e um!
Era maravilhosa, recheada de tecnologias e inovações, principalmente na área da informação. E todo esse avanço se deve, sem sombra de dúvidas, ao advento tecnológico.  
Mas, como tudo tem seu efeito colateral, surgiram algumas profissões que não são nem de longe tão importantes e necessárias assim. 
Duvida? 
Pois então vou listar algumas aqui só para você ver que tenho razão:
Youtubers: essa profissão se espalhou mais que pombo no Mercado Modelo. Todo mundo que tem um celular, tem também canal no YouTube. Lá se encontra de tudo: como construir um míssil nuclear, fazer bolo sem ovo, fazer uma bateria de carro com Bombril e uma caixa de sapato, e além disso, a grande maioria das outras profissões que irei citar, são derivadas dos Youtubers. 
Digital Influencers: consequência direta da ascensão dos Youtubers, esses se espalharam ainda mais rápido. Apesar do nome, esse profissional não influência ninguém a praticamente nada (de útil). Como se escreve banalidade em inglês? 
Olhei aqui no Google e descobri. Então, na verdade a profissão deveria se chamar Digital Banality. Nunca tive muita paciência para esse tipo de profissional mas, pelo pouco que já vi, ensinam a dançar, falam mais bobagens que certos políticos, pintam os cabelos, plantam bananeira, penduram melancia no pescoço... O importante é chamar atenção, conseguir seguidores e participar do Big Brother. 
É, porém, mas, todavia, também existem as profissões que surgiram às margens das “oficiais” e que, para não cometer injustiças, também vou falar sobre ela aqui nestas linhas. Listemos então:
1 Fiscal do Alheio – trata-se de uma nova classe de detetives particulares, mais eficientes que os dos filmes de Hollywood que, estão sempre a postos para fiscalizar tudo que os outros postam. Traiu ou foi traído? Deve dinheiro e foi a praia? Não pagou a pensão do filho? Brigou com o vizinho? Teve uma dor de barriga na rua? Os Fiscais do Alheio descobrirão, divulgarão e ainda farão comentários. Portanto, cuidado com o que posta, com o que faz, com o que descobrem e, com o que inventam sobre você. 
2 Crítico Cinematográfico de Rede Social – hoje em dia, estudar para ser crítico de cinema é uma enorme perda de tempo. Tudo que você precisa para se tornar um especialista na área é assistir um filme e publicar sua opinião. E a opinião do Crítico Cinematográfico de Rede Social é incontestável, absoluta e suprema. Caso você discorde, será sumariamente xingado e bloqueado. Então, se você não é um crítico, não discorde e nem se meta com a opinião destes profissionais. 
3 Jornalista de Fake News – esse profissional só vive antenado e está sempre compartilhando as últimas notícias através das Redes Sociais. Não interessa de onde vem ou se é verdadeira. O importante é compartilhar o máximo possível para deixar todos informados. Os temas vão desde a morte de alguém que não morreu até chás e remédios milagrosos que salvam vidas, passando por notícias políticas, policiais, fofocas ou até mesmo, a pulada de cerca de Januária. Então, caso um dia descubra algo sobre você que nem você mesmo sabia, agradeça ao trabalho conjunto e eficiente do Fiscal do Alheio juntamente com o Jornalista de Fake News. 
4 Filósofo sem Conteúdo – esse divaga no Instagram e no Facebook sobre as nuances, belezas e complicações da vida. Posta diária e repetidamente belos quadros com mensagens motivacionais, conselhos de vida e bons dias inspiradores. Às vezes, complementam com um comentário que reafirma tudo que foi escrito na postagem. Estes profissionais também gostam de postar lindos e longos textos, que ninguém lê, mas todos curtem e alguns até fazem comentários de apoio. Das novas profissões, é a mais nobre e inspiradora. 
5 Professor Online de Português – o que seria da humanidade sem os professores? E, é claro que em época de muita tecnologia, não poderia deixar de surgir um profissional derivado de nossos queridos mestres!
O detalhe é que este profissional se dedica apenas as aulas da língua portuguesa na internet. Você postou uma conta errada? Disse que Maceió é a capital do Acre? Juscelino Kubitschek foi o fundador de uma cervejaria? Não tem problema! Mas, cometeu algum erro relativo a língua portuguesa? Aí você não passa pelo crivo dos eficientes Professores Online de Português. Eles imediatamente surgirão para te corrigir, as vezes até, cometendo outros erros maiores. Mas, eles podem porque são profissionais! Já você, não se atreva a maltratar nossa língua nativa. 
6 Comentarista Político de Ocasião – esse entende tudo de política: o candidato dele está certo e o seu está errado. E ele vai te provar com argumentos, números, estatísticas, xingamentos, fake news, mensagens bíblicas, textos editados, vídeos e o que mais precisar, que seu candidato é um demônio. Este profissional multitalentos também entende de economia, religião, sexualidade, raças e etnias, alimentação, saúde, educação, comércio exterior e mais qualquer coisa que precisar, desde que ajude a argumentar a favor do seu candidato.  
7 Comentarista Esportivo de Sofá – ah, bom e velho futebol! Óbvio que ele também produziria uma nova classe de profissionais! Estes, em sua maioria não frequentam estádios, não entendem de tática e não sabem direito o que é impedimento. Mas, é óbvio que assistem todas as resenhas, mesas redondas, programas esportivos e tudo mais que envolva o “esporte do povo”. E, já municiados pela opinião de todos os especialistas que assistiram, leram ou ouviram, partem para as Redes Sociais para mostrar o quanto entendem de tudo que acontece. Costumam avaliar o desempenho dos times, a tática dos treinadores e a técnica dos jogadores. Apesar de só assistirem coisas direcionadas ao futebol, tentam opinar sobre basquete, vôlei e boxe para mostrar que entendem de todo e qualquer tipo de esporte. 
8 Médico-Xamã – especialista em todo tipo de medicamentos, chás, ervas, banhos e infusões, este espetacular profissional atua principalmente no YouTube. Através dele você aprende como curar o câncer, que remédios usar para prevenir o Covid-19, que chá usar para todo tipo de males, que folhas usar para não ter dor, como se livrar da depressão, que combinações de medicamentos você deve utilizar para não ter filho feio, como prolongar seu vigor sexual por doze dias seguidos, como curar a cegueira e a paralisia sem a ajuda de um pastor... Também entendem de massagens, exercícios físicos e jardinagem. Enfim, profissionais completos que, com toda certeza, um dia substituirão os médicos tradicionais. 
9 Livistas Mudos – esse profissional não é lá muito útil mas, como atraem um público muito grande, não podem faltar nesta lista. Eles começam uma live em qualquer Rede Social e ficam olhando para a câmera enquanto sorriem, cantam, ajeitam o cabelo ou olham para o nada. Nisso vai juntando um monte de gente assistindo e escrevendo coisas como “ tá linda(o)”, “saudades, sumida(o)” ou “arrasou, amiga(o)” . O autor do vídeo ao vivo responde com agradecimentos, citando o nome das pessoas e mandando beijos, enquanto declara estar com saudades de todos. Este profissional costuma encerrar de repente a live, seja por tédio ou por queda na conexão da internet. Mas a atividade é tão boa que, quando faz a próxima, as mesmas pessoas estão lá novamente comentando as mesmas coisas e ouvindo as mesmas respostas. 
Eu poderia citar outras mas, como o texto está ficando muito longo, vou encerrar por aqui antes que um Fiscal do Alheio ou um Professor Online de Português apareça por aqui e censure minha Crônica. 
Pelo menos esse problema os Livistas Mudos nunca vão ter...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Felicitações

A primeira mensagem chegou antes das sete da manhã.  - Felicidades, minha amiga! Que dure para sempre! Como a Almerinda sempre foi meio desc...