quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Como Assim?


Esses dias escrevi sobre uma pessoa que tem “cara de poucos amigos”. 
Aí fiquei pensando: como se descobre a quantidade de amigos de uma pessoa olhando para a cara do sujeito?
Você olha para o Adamastor e pensa: “ com uma cara feia desse jeito, deve ter poucos amigos” ? 
Mas e a Mainara que é até bonitinha, mas não vale nada?
Você olha para aquele rostinho de anjo, com alma de demônio e comenta com Dona Fulô, a fofoqueira de plantão:
- Mainara, com essa cara bonita deve ter muitos amigos.  
E o Nestor? Malandro, gozador e caloteiro. Tem um monte de amigos mas, teria ele cara de poucos amigos?
E o velho Claudionor? Tem cara de muitos amigos mas, a maioria já morreu. Ele sim tem poucos amigos. 
Certo dia, acordei com dor de dente. Pense em um troço insuportável. 
Quando saí do quarto, minha mãe foi logo falando:
- Eita que hoje já acordou com cara de poucos amigos!
Mas, tenho certeza que minha cara não mudou e, até onde sei, meus muitos amigos continuam vivos e não vão deixar de ser meus amigos só porque estou com dor dentes que, nem contagioso é. 
E esse “cara”, significa mesmo o rosto? 
Pergunto porque, o Amadeu é um cara de poucos amigos. Vive de casa para o trabalho e vice-versa e, malmente dá um bom dia para alguém. 
Ele, literalmente, é um “cara de poucos amigos”. 
Aliás, como descrever uma “cara de muitos amigos”?
Seria um cidadão bonito e sorridente? Pessoas feias não conseguem ter muitas amizades? Um dos caras mais feios que já vi, é tão popular que virou até presidente!
Seria um cidadão que tem um sorriso bonito? Se ele perder os dentes, também perde os amigos?
Minha mãe costumava dizer que “quem tem cara é cavalo, pessoas tem rosto”. Isso faria os cavalos terem cara de muitos ou poucos amigos?
Se desse realmente para identificar se alguém tem poucos amigos apenas pela cara, um bom samaritano poderia chegar para alguém e dizer:
- Estou vendo pela sua cara que você tem poucos amigos. Quer que eu seja seu amigo?
Pessoas olhariam para as outras e diriam:
 - Tô cobrando cem reais pela minha amizade e você tem cara de poucos amigos. Quer pagar? Olha que é promoção!
Por outro lado, pessoas que tivessem cara de muitos amigos teriam dificuldade para fazer novas amizades. Porque? Ora, porque olhariam para ele e pensariam:
“ Esse sujeito tem cara que já tem muitos amigos. Nem vou chegar perto”.
Amigos, amigos, caras a parte, diria aquele velho deitado. 
Mas, cara de poucos amigos mesmo fico eu toda vez que ligo a tv. 
Sintonizo no jornal e vejo William Bonner, que tem cara de muitos amigos, me enchendo de notícias ruins toda Santa noite. 
Mas ninguém supera, nesse quesito, o Cláudio Carranca. 
Mal-humorado de carteirinha, o homem tá furioso esses dias. Se já é um “cara de poucos amigos” que tem uma “cara de poucos amigos”, estes dias está pior. 
Andou brigando com os vizinhos, chutando os cachorros na rua, dando língua para as crianças, discutindo no trânsito e criando problemas no açougue. Não sei o motivo mas, Dona Fulô, famosa informante do bairro que sabe de tantas coisas que não sei como nunca trabalhou na Cia, FBI ou Interpol, me disse que sabe o motivo:
- Olha, meu filho, não sou muito de procurar saber da vida alheia não e, quando por acaso fico sabendo, não gosto de comentar mas eu soube que esse mal-humor de Cláudio Carranca é por causa da esposa. O que? Não foi traição não! Patrícia Pacífica, a esposa dele é uma pessoa muito honesta e íntegra e jamais faria isso. E mesmo, que quisesse fazer, a bichinha é tão feia e sem graça que só mesmo o Beto Beberrão, com a cara cheia de cachaça, ia encarar. Alí, ele é carranca porque só vive de cara fechada mas, a verdadeira cara de carranca de feiúra é ela. Como? Mal-humor? Que mal-humor? Ah, do Cláudio! Disse que foi por causa da esposa e do Agnaldo Agourento, da funerária. Não, criatura! Eu já não disse que não foi traição?
- Então, em nome de Deus – perguntei já aflito – o que foi que aconteceu?
- Aconteceu que a Patrícia Pacífica, agourenta que só ela, resolveu fazer um plano funerário. Deu entrada no caixão e, para completar, botou o Cláudio Carranca como dependente do plano sem ele saber. Tudo no conchavo com o Agnaldo Agourento. O coitado do Carranca, que acha a mulher bonita, chegou até a ficar desconfiado de tanto tititi entre os dois. Aí resolveu investigar e descobriu tudo!
- E aí?
- Aí que o homem ficou possesso: disse que a esposa estava planejando matar ele para ficar com o Chevette, que a esposa queria que ele morresse para ficar o Agourento e outras barbaridades mais. 
- Que situação!
- Dizem que o funerário falou que era para ele ter respeito porque não era destruidor de lares e, se fosse, ia procurar um mulher mais bonita porque, quem gosta de dragão é São Jorge. Falam que os dois quase resolvem no braço, quem não deixou foi Paulo Parrudo que, com uma mão só derrubou os dois. Aquilo que é homem! Se eu fosse uns trinta anos mais nova... Bom, o fato é que nem foi isso que deixou o homem tão mal-humorado e sim, o que Patrícia Pacífica falou depois. 
- E o que ela disse?
- Ela disse:” deixa de bestagem, Claudio! Com tanto homem no mundo eu iria te trair logo com um tão feio e pobre quanto você? Horroroso por horroroso, fico com o que já tenho. Esse tipo de burrice a gente só faz uma vez na vida!”. Diz o povo fofoqueiro, do qual não faço parte que, de lá pra cá o homem, que devia se achar bonito, só anda ainda mais carrancudo e com “cara de poucos amigos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Felicitações

A primeira mensagem chegou antes das sete da manhã.  - Felicidades, minha amiga! Que dure para sempre! Como a Almerinda sempre foi meio desc...